Livro: Contos Reunidos de Moacyr Scliar
Memórias de uma anoréxica
Esse conto retrata a história de uma menina que sofria de anorexia nervosa. Rosa, rejeitava qualquer tipo de alimento, até mesmo quando estava à mesa com sua família, ou no hospital, onde esteve internada. Mas isso ainda não era suficiente para ela. Depois de alguns meses debatendo esse assunto lhe sobrevenho uma resposta: alimentos imaginários.
Os alimentos imaginários não serviam para sua ingestão, mas também para sua rejeição. Rosa imaginava a princípio, um restaurante elegante que frequentava quando criança com seus pais. Estudava o cardápio e pedia um prato sofisticado; lagosta, por exemplo. Quando o prato era trazido pelo garçom, rindo, jogava tudo no chão ou na cara de espanto do seu pai. Mesmo sendo um restaurante imaginário, depois de algumas vezes, não pode mas frequentá-lo. Então, passou a ir a restaurantes menos requisitados, lanchonetes, onde praticava o mesmo ato e também era expulsa.
Depois de destruir incalculavelmente alimentos, seu peso foi reduzido a quarenta quilos (se tratava de uma moça com um metro e setenta de altura). Mas tudo isso ainda não era grande o bastante para ela, pois queria acabar com a matéria do seu corpo, sua carne, seus nervos, seu sangue. Para implementar seu projeto, tinha de tirar todo alimento do seu país e enviá-lo, no caso para África.
Visualizava enormes armazéns cheios de cereal, carnes, leite gordo. Grandiosos navios eram levados à África, onde famélicos esperavam ansiosos. Porém depois de um tempo, já nutridos, os nativos não se contentavam com as migalhas. Queriam mais alimentos, então recorreram à violência. Guerrilhas atravessaram o oceano, desembarcaram pedindo por alimento e matavam quem aparecesse na sua frente. Rose foi das primeiras a perecer e atingida. Seu óbito falava em hemorragia cerebral; mencionava também anorexia nervosa. Alimentos imaginários são perigosos (mesmo sem ser ingeridos).
Esse conto é referente a um assunto que não tem muita repercussão no país em que vivemos, a anorexia. Pessoas com esse tipo de doença, começam devagar com a rejeição de alimentos, geralmente para emagrecerem, mas depois não conseguem ter controle de si mesmos. Esse texto é bem interessante, pois nos mostra a realidade de uma anorexica e nos alerta sobre as conseqüências que podemos sofrer se embarcarmos nessa (a morte).
Mayara Domas
Nenhum comentário:
Postar um comentário