terça-feira, 29 de março de 2011

Amanda Caroline (Resenha)

Dados bibliográficos:
Livro:O Melhor Do Conto Brasileiro
Autores: Aníbal Machado
              Josué Montello
              Rachel de Queiroz
              Orígenes Lessa

JOSÉ OLYMPIO
    E D I T O R A

       Vou falar do conto: Tati, a garota. É um conto feito por Aníbal Machado, é um conto Brasileiro e esse conto é produzido pelo autor em 29 páginas.
   
                                                         Tati, a garota

  Esse conto fala sobre uma menina que era muito alegre, era uma menina sorridente, adorava o mar, adorava brincar.
 Tati já ouviu a sua mãe, que se chamava Manuela, comentar sobre o seu pai com ela, mas não sabia quem era ele, por isso quando as crianças perguntavam quem era seu pai ela respondia que tinha muitos, pois não sabia quem era corretamente.
  Tati não ia a escola; por ficar triste por seus amigos irem e ela não, ela ficava em casa tentando escrever alguma coisa para dizer que sabia ler também. Sua condição de vida não era boa, por isso ela  tinha poucas bonecas que eram feias,sem cabeça e sua mãe não podia comprar outras.
 Sua mãe era costureira, não tinha como sustentar a casa sozinha e seu pai a abandonou quando ela ainda estava grávida de Tati. A mãe de Tati era dessas mulheres desiludidas do amor e que, entretanto, se guardam toda a vida  para um homem desconhecido. Ela não dava atenção a Tati, achando que ela era um obstáculo para ter sua liberdade. Tati a chamava para brincar e ela sempre continuava séria, Tati a perguntava se ela a amava e ela ficava quieta.
  Quando já estava perto do ano novo o aluguel da casa onde Tati e sua mãe vivia estava atrasado e elas tiveram que se mudar perto do ano novo. Então nessa viagem a mãe de Tati percebe quando olha bem para sua filha quando ela a faz uma pergunta inocente e engraçada, e percebe que tem uma filha linda, maravilhosa e nunca tinha reparado isso e passa dar valor a sua filha. Começa o ano novo com algo que ela nunca tinha feito: dar valor a sua filha. 

 OPINIÃO: Eu acho esse conto muito interessante, pois mostra uma menina que não tem boas condições de vida, não tem as melhores bonecas, não sabe quem é seu pai, mas nem por isso deixava de ser uma menina feliz e sorridente.

 RECOMENDAÇÃO: Acho que esse conto é diretamente voltado para as pessoas que tem de tudo e mesmo assim estam sempre de mal com a vida e para as pessoas que não valorizam as coisas que tem. Para serem igual a Tati que mesmo com tudo que ela passava, ela sempre estava alegre e sorridente.

O Autor:
   Aníbal Machado nasceu em Sabará, Minas Gerais, no dia 9 de dezembro de 1984. Poucos escritores se embrenharam por tantas e diversas áreas da criação quanto esse mineiro pertencente ao grupo modernista de seu estado, do qual faziam parte Drummond, Emílio Moura, Abgar Renault, Ciro dos Anjos e Pedro Nava. Além de contos, escreveu romances, peças teatrais, ensaios cinematográficos e poemas. Aníbal Machado faleceu no dia 19 de janeiro de 1964. Exemplos de algumas de suas obras:  A morte da Porta-Estandarte e Viagem aos Seios de Duília.

                                                                         Amanda Caroline de Souza Alves

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário