quinta-feira, 14 de abril de 2011

Resenha (ernani felipe)

Livro: O diamante do Grão-Mogol/O camaleão na Lua
Autor: Maria Clara Machado
Editora: CIA DAS LETRINHAS
Resenha: A peça O diamante do Grão-Mogol (1967) se passa numa pequena cidade de Minas Gerais, na época em que havia muito diamante no estado. Quem conduz a ação é um cantador, acompanhado de um coro, que vai apresentando os personagens e narrando a história. Eles contam que Isabela era uma linda donzela e também o nome de um diamante muito cobiçado.
Isabela e a pedra preciosa dividem as paixões dos homens da cidade: Fenelon Tramóia, Augusto Bombom, o bandido Jacó Montanha e seus capangas Chico Ferroada, Mané Caolho e Raul Quequeca, além de Ricardo de Montalvês, pretendente de Isabela, e seus irmãos Badé Relâmpago, Dodô Trovoada e Jojô Deixa Disto.
Delirante e engraçada, a peça O camaleão na lua (1969) traz de volta à cena alguns dos personagens de O rapto das cebolinhas (1955). Vovô inventa o enluarado, um pó feito com ervas da Amazônia que permite fazer viagens instantâneas. Ele pretende ir à Lua prevenir os moradores locais sobre uma possível invasão de americanos e russos.
Mas uma nova ameaça aparece. O ambicioso Camaleão Alface quer transformar o asteróide num loteamento de luxo para os habitantes da Terra. Na Lua, Vovô e seus netos Maneco e Lúcia conhecem a rainha Mamalua e seus filhos Alu, Belu e Celu. Juntos eles vão tentar impedir os planos malignos do Camaleão e de seu assistente Picpic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário