"A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. A cerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, (...) encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber. Os cabelos deles são escorregadios...”.
outro trecho
"Os índios geralmente viviam da caça e da pesca, mas algumas tribos avançadas já utilizavam a agricultura. Quando essas atividades se tornavam escassas, eles viajavam para outros lugares, sendo chamado de nômades. Na caça usavam arco e flecha, setas, lanças, montavam armadilhas e imitavam o som dos pássaros para atraí-los. Já na pesca eles usavam redes (puças), flechas, anzóis e plantas venenosas para matar os peixes".
eu entendi que muitos portugueses esperavam encontraros indios selvagens, cruéis, mas eles não eram mesmo eles agindo diferente e falando lingua diferentes mas eles não eram do jeito que os portugueses imaginavam mesmo tendo outros costumes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário