quinta-feira, 31 de março de 2011

Bibliografia. 
Autora: Clarise Limpesctor.
Livro: O primeiro beijo e outros contos (1996).
Editora: Ática.
Esse conto fala de  um rapaz que conta para sua namorada que já havia beijado outra mulher. Em uma excursão de ônibus escolar, ele estava com muita sede. Quando houve uma parada perto de um chafariz, ele foi o primeiro a chegar para beber. Colou a boca no orifício de onde jorrava a água. Depois que se saciou, abriu os olhos e viu que o orifício era a boca de uma estátua de mulher nua. Se afastou, ficou olhando para a estátua. O jovem rapaz ficou totalmente perturbado, percebeu que uma parte de seu corpo que sempre parecera relaxada agora estava com uma tensão agressiva. Finalmente se tornou um homem.

                                                       O PRIMEIRO BEIJO
 
Os dois mais murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam tontos, era o amor: Amor com o que vem junto: ciúme. O ônibus da excursão subia lentamente a serra.E mesmo a sede começara: brincar com a turma, falar bem alto, mais alto que o barulho do motor; rir, gritar; pensar, sentir, puxa vida! como deixava a garganta seca.E nem sombra de água. O jeito era juntar saliva, e foi o que fez. Depois de reunida na boca ardente engolia- a lentamente, outra vez e mais outra. na Cla inesperada da estrada, entre arbustos estava... o chafariz de onde brotava num filete a água sonhada.O ônibus parou, todos estavam com sede mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz de pedra, antes de todos. Abriu-os e viu bem junto de sua cara dois olhos de estátua fitando-o e viu que era a estátua de uma mulher e que era da boca da mulher que saía a água. Deu um passo para trás  ou para frente, nem sabia mais o que fazia. Perturbado, atônito, percebeu que uma parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora com uma tensão agressiva. (...) Ele se tornara um homem.

Critica: O começo da historia é bem chata, mas quando você vai lendo vai se tornando interessante e engraçada.

Autora: Clarice nasceu em meio à viagem de emigração que a família fazia para a América. Os pais pararam na pequena aldeia de Tchetchelnik apenas para que a menina nascesse. Quando ela tinha dois meses de idade, a família chegou ao Brasil e fixou residência em Recife. Clarice sempre se confessou uma apaixonada pela língua portuguesa, com a qual já começou a escrever contos aos 7 anos de idade. Em 1937, com 12 anos, transfere-se para o Rio de Janeiro, onde faz o curso secundário e, depois, o curso de Direito .Seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, publicado em 1944, foi escrito no ano anterior, quando Clarice ainda era estudante. Foi sucesso de público e de crítica. Clarice morreu de câncer, num hospital público do Rio, em 1977.
 
Aluna: Jessica Oliveira de Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário